Ir para o conteúdo
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Fale Conosco
  • Site
  • Inscreva sua Startup
Oxigênio Aceleradora
Dicas

Entenda melhor a real importância do networking para a sua startup

Publicado por Oxigênio Aceleradora em maio 3, 2022 | Atualizado em maio 25, 2022
6 minutos para ler

No universo do empreendedorismo, muito se fala sobre metodologias de gestão, organização de processos, skills para alta performance e estratégias de marketing. Cada uma dessas ferramentas e habilidades são fundamentais para o sucesso de um negócio. Entretanto, é fácil notar que pouco se fala sobre a importância do networking no ciclo de crescimento de uma startup.

O objetivo deste artigo é apresentar a real importância do networking para a sua startup e o seu conceito. Vamos falar também sobre a influência dele na criação de novas oportunidades e como desenvolvê-lo com a ajuda de uma aceleradora.

Quer entender um pouco mais sobre essa ferramenta e como ela é importante? Então, continue a leitura!

Sumário

  • O que é networking?
  • Qual a importância do networking para as startups?
  • Como desenvolver um bom networking?
  • Como uma aceleradora de startups pode ajudar?

O que é networking?

Antes de avançarmos para a parte prática, é preciso deixar claro o significado do termo. Afinal, algumas pessoas podem ficar tentadas a reduzi-lo a uma simples lista de contatos em uma agenda. O que não condiz com a realidade. Network é um termo inglês que se refere a uma rede de contatos, geralmente construída por afinidade ou interesses em comum.

Porém, apenas contatos aleatórios não representam muita coisa para o seu sucesso pessoal, profissional ou da sua empresa. Mais do que quantidade de contatos, é preciso ter acesso aos melhores. Ou seja, aquelas pessoas que realmente podem fazer diferença em algum aspecto do desenvolvimento da sua startup.

Alguns autores chegam a fazer a diferenciação entre o termo network, que seriam os contatos em si, e o networking. Esse último diz respeito à ação planejada de utilizar o livre acesso a uma pessoa chave. O objetivo é obter algum tipo de vantagem lícita, seja para você, seu negócio ou qualquer outro propósito.

Portanto, fazer networking é uma atividade dinâmica e não pontual. Ela envolve planejamento, definição estratégica e ações contínuas de cultivo de relacionamentos. Assim, eles podem promover benefícios para ambos os envolvidos, tanto no tempo presente como para o longo prazo.

Construir relacionamentos saudáveis e duradouros é a chave do sucesso para essa atividade. Mais do que pensar apenas em suas necessidades e nas necessidades da sua startup, uma rede de contatos se baseia na reciprocidade. Ou seja, é uma verdadeira rede de apoio em que um empreendedor auxilia o outro.

Outro aspecto que retrata a importância do networking é a necessidade de nutrição contínua da sua base de contatos. É possível notar que é uma atividade complexa. Porém, caso seja bem executada pode levar a sua empresa a outros patamares de sucesso.

É importante que você tenha em mente que networking é a capacidade de nutrir relacionamentos duradouros. Mas não só isso, eles precisam gerar aprimoramento e oportunidades ao seu crescimento pessoal e da sua empresa.

Qual a importância do networking para as startups?

Todos sabemos que uma startup é mais que um conjunto de recursos orientados para a produção de algum produto ou serviço inovador. O maior ativo de uma empresa são as pessoas que a constituem.

No caso das startups, essa é uma verdade ainda mais palpável. Afinal, é justamente a expertise, a nova ideia ou abordagem promovida pelos seus fundadores que torna as startups agentes disruptivos em qualquer mercado.

Sendo assim, o papel das relações humanas nesses ambientes é uma característica ainda mais valiosa. É aí que o network feito pelos sócios fundadores e demais colaboradores se torna um ponto crítico de sucesso. Isso porque cada novo contato pode representar novas janelas de oportunidades, como:

  • fechamento de contrato com um player relevante do mercado;
  • acesso a um novo nicho de consumidores antes inacessível;
  • consolidação de uma parceria forte com outros agentes do setor;
  • acesso ao gestor de um fundo de venture capital voltado ao investimento em startups;
  • uma indicação valiosa de contratação;

Dessa forma, são muitos os exemplos sobre o papel e a importância do networking como meio de agregar valor à atuação das startups. Para isso, é preciso se dedicar à construção e à manutenção de uma rede de contatos robusta. Afinal, esse é um caminho eficaz para aprimorar conhecimentos, observar o desempenho dos concorrentes, alcançar novos projetos, entre outros.

Como desenvolver um bom networking?

Para construir um network valioso, é preciso, antes de tudo, dedicar certa dose de tempo e esforço. Isso significa que essa é uma atividade que não pode ser terceirizada. Afinal, as relações só podem ser mantidas se houver interesse entre os indivíduos. É dessa forma que a confiança é construída, quando somos autênticos e transparentes em nossas ações.

Além do esforço, outra dica importante para o networking ser bem-sucedido é se atentar para as demandas do outro. Nenhum de nós gostamos de pessoas que só nos procuram quando precisam de algo para elas. Esse tipo de comportamento só demonstra interesse e não é nada saudável. Portanto, lembre-se que o objetivo aqui é a longo prazo.

Mais um ponto importante é entender que os relacionamentos precisam ser nutridos. Portanto, reserve parte da sua rotina para alimentar a sua rede de contatos, pois somente dessa forma ela continuará viva e produzindo frutos.

Sendo assim, é preciso que você mantenha uma constância em seu contato com as pessoas da sua rede. Não se esqueça, também, de sempre se abrir para ajudar quando surgir a oportunidade. Afinal, a sua vez de receber ajuda em algum momento pode chegar.

Por fim, procure participar dos diferentes eventos que envolvem o seu setor. Como exemplo, podemos citar seminários, fóruns e feiras. Esses são locais ideais para começar a construir ou ampliar a sua rede.

Como uma aceleradora de startups pode ajudar?

Até aqui, você entendeu um pouco mais sobre a importância do networking. Agora, chegou o momento de saber como uma aceleradora de negócios pode ajudar a sua startup nesse objetivo.

Para isso, você pode contar com a Oxigênio Aceleradora. Compreendemos que apoiar e fomentar novos negócios ultrapassa estrutura física, ferramentas administrativas e metodologias de pesquisa. Afinal, é a forma como os recursos são estrategicamente geridos que determinará o diferencial competitivo.

Exatamente por isso, estamos focados em construir e fortalecer um verdadeiro ecossistema empreendedor. Nele, os participantes podem encontrar as oportunidades e o apoio que necessitam para potencializar o seu sucesso. Oferecemos nossa comunidade formada por especialistas, mentores e outros empreendedores.

O que achou do artigo? Entendeu bem a importância do networking e os benefícios de desenvolver a sua rede de contatos? Gostaria de ter acesso a todo um ecossistema empreendedor como parte da sua rede? Então, entre em contato conosco agora mesmo! Nosso time de especialistas está pronto para lhe oferecer a melhor orientação.

Compartilhe!
Você também pode gostar

Gestão financeira pessoal: o que tem a ver com investimento em startups?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em julho 17, 2024 | Atualizado em julho 5, 2024

7 pontos em alta quando o assunto é cibersegurança

Publicado por siteadmin em março 13, 2024 | Atualizado em abril 23, 2024

Como fazer validação de produtos de maneira eficiente

Publicado por siteadmin em janeiro 26, 2024 | Atualizado em fevereiro 29, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Sem categoria
Site criado por Stage.