O que mudou com a sociedade 5.0 e como se adaptar a ela?
A tecnologia já provocou grandes revoluções no mundo e, por vezes, causou temor por conta da ameaça de substituição do trabalho humano. Porém, esse medo deve ficar para trás com o estabelecimento da sociedade 5.0, que promete uma simbiose, ou seja, uma interação perfeita entre a tecnologia e o ser humano.
Mas de que forma isso deve acontecer? A ideia é que as ferramentas superinteligentes deixem se ser exclusividade da indústria e passem a ser aplicadas na potencialização das atividades humanas, colocando o indivíduo no centro das atenções. Quer entender melhor sobre esse assunto? Neste post, vamos explicar o que é e como se preparar para a sociedade 5.0. Confira!
Sumário
O que é sociedade 5.0?
O conceito 5.0 é definido como o quinto passo da sociedade em que vivemos. Antes disso, passamos pelas seguintes fases:
- sociedade 1.0 — envolve os primeiros contatos do ser humano com a natureza, tendo sido alicerçada na coleta e caça;
- sociedade 2.0 — compreende o início do trabalho da humanidade com a agricultura e a formação das cidades;
- sociedade 3.0 — diz respeito às primeiras máquinas que permitiram o desenvolvimento das indústrias;
- sociedade 4.0 — retrata o período das tecnologias, colaborando para as trocas de experiências e de informações de modo cada vez mais rápido.
Também chamada de sociedade superinteligente, o período 5.0 almeja formar um sistema socioeconômico que seja mais sustentável e promova a inclusão de todos, utilizando as tecnologias digitais, como Inteligência Artificial (IA), Big Data, robótica e Internet das Coisas (IoT), para interligar os espaços físicos e cibernéticos.
Na prática, a ideia principal é desenvolver soluções que atendam às reais necessidades humanas. Dessa forma, as pessoas poderão aproveitar todos os benefícios proporcionados pelos avanços da indústria e da conectividade.
A expectativa é de que esse novo passo contribua para que as empresas explorem melhor o marketing ESG, que consiste em uma maior preocupação das marcas com as questões ambientais e sociais, tornando-se mais sustentáveis.
Como surgiu o conceito?
O termo sociedade 5.0 foi usado pela primeira vez pelo primeiro-ministro japonês, na exposição comercial mundial dos serviços de tecnologia da informação e telecomunicação digital, no ano de 2017. Na ocasião, a autoridade japonesa apresentou o conceito com a proposta de integrar a tecnologia ao dia a dia das pessoas.
Nesse sentido, desde 2013, o Japão vem investindo em um modelo de sociedade que coloca a tecnologia a serviço do ser humano, o que é possível graças ao uso de sistemas superinteligentes para solucionar problemas e otimizar processos que, entre outras funções, aumentam a sustentabilidade do planeta.
Uma vez que coloca o ser humano no centro de suas ações, a sociedade 5.0 tem como objetivo promover o progresso da economia, ao mesmo tempo em que cria soluções para os problemas que existem no ciberespaço e no espaço físico. Para isso, serão utilizadas smart homes (cassas inteligentes), tecnologias vestíveis, energia inteligente, mobilidade autônoma, assistentes digitais, entre outras.
Quais os desafios da sociedade 5.0?
Partindo do princípio de que a sociedade 5.0 visa a integração da tecnologia em todos os setores da sociedade, um dos principais desafios relacionados a esse conceito é a evolução da mentalidade coletiva. Isso porque é imprescindível que haja a necessidade de aceitação social para que todos os indivíduos colaborem para com a adaptação da sociedade aos novos recursos tecnológicos.
Outro ponto a ser considerado é o jurídico, pois ainda há certa insegurança quanto à aplicação dessas ferramentas, o que deriva do fato de ainda não existir uma regulamentação que compreenda as técnicas mais avançadas propostas pela sociedade 5.0.
Por último, também será necessário contar com o engajamento dos governos e das lideranças dos mais variados segmentos sociais, que devem atuar de forma mais ativa, comprometendo-se com o bem-estar social, a fim de investir no desenvolvimento dessa nova proposta.
O que mudou com a sociedade 5.0?
A partir da inovação tecnológica e informacional trazida pela sociedade 5.0, em que a automatização de processos será ainda maior, as empresas vão exigir profissionais inovadores e criativos. Independentemente de sua área de atuação, será necessário sair da zona de conforto para aproveitar as oportunidades que serão geradas.
As tarefas que hoje são repetitivas e manuais, num futuro bem próximo, serão realizadas por robôs, o que libera os profissionais para trabalhar com as questões mais estratégicas dos negócios. Para os gestores, uma das principais mudanças será a necessidade de elaborar planejamentos com ações de longo prazo, analisar o mercado e direcionar os seus investimentos, o que permite potencializar acertos e reduzir impactos sociais negativos.
Quais as oportunidades trazidas?
Para além das melhorias proporcionadas para a sociedade, o conceito 5.0 traz oportunidades de crescimento para as empresas, o que se dá por meio da otimização de seus processos.
As ferramentas superinteligentes aumentam o controle das organizações sobre os seus processos, tendo em vista que possibilitam uma visão unificada do seu planejamento e operações utilizando plataformas únicas e que funcionam de forma integrada.
O acesso contínuo a um grande volume de dados também assegura o controle sobre os objetivos e a rotina da empresa em tempo real. Isso significa um grande ganho de agilidade nas tarefas diárias da companhia.
A implementação de recursos de automação em processos repetitivos eleva a eficiência das etapas que são consideradas peças-chave nas companhias, como o atendimento ao cliente. Há, ainda, a possibilidade de adotar sistemas que registram o aprendizado dos colaboradores, ajudando no desenvolvimento de treinamentos que atendam às necessidades da sua equipe, por exemplo.
Quais são as principais ferramentas relacionadas à sociedade 5.0?
São várias as tecnologias que já estão contribuindo para o estabelecimento da sociedade 5.0, que podem ser utilizadas de diversas formas dentro de uma startup, para diferentes finalidades. Uma das mais populares é a IA, que permite que as máquinas tomem decisões sem que haja interferência do ser humano.
Conhecida por permitir a conexão de uma infinidade de sistemas, a IoT também ganha destaque. Essa tecnologia em tempos de crise pode ser utilizada para solucionar problemas de infraestrutura, como na rede elétrica, para prever tendências de consumo.
Também não podemos deixar de falar da robótica, que se baseia no uso de robôs com IA e machine learning (aprendizado de máquina) para executar serviços mais pesados, o que diminuis as chances de acidentes de trabalho com seres humanos.
Como se adaptar às mudanças?
É necessário entender que a sociedade 5.0 não se baseia apenas na tecnologia em si, e sim no uso delas com o objetivo final de otimizar o trabalho do ser humano, já que a ideia principal é melhorar a performance e o bem-estar das pessoas. Para tanto, esses recursos devem ser integrados às atividades rotineiras dos profissionais de diferentes áreas.
Levando isso em consideração, as empresas devem estimular o desenvolvimento de novas habilidades por parte dos seus colaboradores, para que sejam mais criativos e inovadores e, assim, atuem de forma mais estratégica nos negócios.
É necessário mobilizar a organização em todos os níveis, com o intuito de promover uma inovação aberta, ou seja, que envolve a participação de agentes externos, como fornecedores, clientes, institutos de tecnologia e universidades. A soma desses esforços possibilita a criação de soluções mais abrangentes, que beneficiam um maior número de segmentos sociais.
A chegada da sociedade 5.0 deve trazer impactos positivos para as empresas. Os recursos que já estão em desenvolvimento assumem a execução de tarefas repetitivas, cansativas e que podem gerar estresse, para que os colaboradores possam voltar o seu foco para a resolução de problemas que necessitam da ação humana, o que faz com que as organizações atuem de forma mais estratégica.
Como a sua empresa está se preparando para as novidades da sociedade 5.0? Conta para a gente nos comentários!
