Ir para o conteúdo
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Fale Conosco
  • Site
  • Inscreva sua Startup
Oxigênio Aceleradora
Comunidade

O que é dimensionamento de mercado e como fazer

Publicado por siteadmin em dezembro 7, 2023 | Atualizado em janeiro 11, 2024
8 minutos para ler

O lançamento de um produto de startup deve estar sustentado na demanda do público-alvo, fator decisivo para o sucesso da nova oferta. Nesse sentido, o dimensionamento de mercado é uma ferramenta fundamental para verificar o potencial de crescimento e de viabilidade do serviço e direcionar as estratégias de desenvolvimento, entrada e marketing da solução.

Ao avaliar e quantificar o tamanho de mercado disponível para o seu negócio, é possível ter acesso a informações relevantes relacionadas a oportunidades e concorrência. Embora muitas empresas considerem essa iniciativa apenas quando estão iniciando as suas atividades, ela deve ser aplicada mesmo por aquelas que já atuam de forma sólida, a fim de identificar tendência e se adaptar a elas.

Quer saber como esse processo é realizado? Neste post, vamos abordar o que é dimensionamento de mercado e como aplicá-lo na sua startup. Confira!

Sumário

  • O que é dimensionamento de mercado?
  • Qual a importância do dimensionamento de mercado para startups?
    • Identificação de oportunidades
    • Tomada de decisões informadas
    • Atratividade para investidores
    • Minimização de riscos
  • Como fazer o dimensionamento de mercado?
    • Estime a quantidade de consumidores que pode ser alcançada pela startup
    • Colete dados primários e secundários
    • Avalie o tamanho do mercado
    • Estude a concorrência
    • Descubra a sua fatia de mercado
    • Identifique oportunidades e ameaças
  • Como analisar os dados do dimensionamento de mercado?

O que é dimensionamento de mercado?

 O dimensionamento de mercado é definido como a avaliação do potencial de um mercado, ou seja, é a prática que analisar as características e tamanho do segmento. A partir dessa estratégia, o empreendimento pode checar:

  • quais são as tendências de compra do seu setor;
  • total de unidade que já foram vendidas no nicho;
  • quantidade em reais movimentada no mercado;
  • número total de potenciais clientes;
  • qual é o perfil de cliente ideal (ICP);
  • tendências que se tornarão relevantes no futuro próximo.

Com base nos dados levantados, o empreendedor pode compreender qual é a demanda dos consumidores por seus produtos, quem são os seus principais correntes, e tomar decisões mais embasadas na hora de montar o seu planejamento de mercado.

Além disso, essa ferramenta gera duas perspectivas indispensáveis para qualquer negócio. A primeira delas diz respeito a quanto a empresa deve produzir e comercializar num determinado período. Já a segunda trata do valor financeiro que público-alvo tem disponível para gastar com os seus serviços.

Qual a importância do dimensionamento de mercado para startups?

Um estudo feito pela Fundação Dom Cabral revelou eu 50% das startups fecham com aproximadamente 4 anos de operação. A falta de conhecimento sobre o seu nicho de mercado é um dos pontos que levam a esse cenário.

A análise minuciosa feita no dimensionamento do ambiente em eu operam permite às startups entendê-lo de modo aprofundado. Com base nesse estudo, podem tomar decisões com maiores chances de sucesso. Veja, a seguir, quais são os benefícios dessa ferramenta para startups.

Identificação de oportunidades

Os dados do dimensionamento do segmento colaboram para a identificação de oportunidades de mercado que ainda não são atendidas. Dessa forma, você pode compreender quais nichos são promissores e pode direcionar os seus esforços para áreas que apresentam potencial de crescimento.

Tomada de decisões informadas

Ao verificar como a concorrência está atuando e qual é a disponibilidade financeiro do seu público-alvo, por exemplo, a startup pode tomar decisões mais bem fundamentadas, como desenvolvimento de produtos, definição de preços, escola de canais de distribuição e estratégias de marketing.

Atratividade para investidores

Segundo a pesquisa Panorama Tech, feito pela plataforma Distrito, as startups brasileiras são as que mais recebem investimentos na América Latina, tendo recebido cerca de 108,4 bilhões de reais de 2019 a 2023.

Geralmente, os investidores de startup valorizam os empreendimentos que têm uma compreensão sólida de seu mercado, já que isso representam menos riscos para as suas atividades.

Sendo assim, o dimensionamento de mercado também contribui para a atração de investidores, pois é capaz de evidenciar que a startup está ciente tanto das oportunidades quanto dos desafios do seu segmento.

Minimização de riscos

Quando mais a empresa souber sobre o seu mercado, mais bem preparada estará para evitar riscos e erros que possam comprometer a sua performance, como a falta de diferenciação e preposição de valor frente à concorrência ou a superestimação da demanda.

Como fazer o dimensionamento de mercado?

A realização do dimensionamento de mercado depende de uma série de processos que possibilitam um estudo de informações relevantes do seu ambiente de atuação. Entenda, abaixo, como colocar essa estratégia em prática.

Estime a quantidade de consumidores que pode ser alcançada pela startup

O primeiro passo é identificar quais são os potenciais clientes da empresa. Para tanto, é necessário levantar dados sobre características demográficas, comportamentos, preferências e necessidades do consumidor que a startup deseja atender.

Em seguida, é recomendado segmentar o mercado, o que implica em dividi-lo conforme as características que compartilham. Essa ação é indispensável para definir uma estratégia de marketing adequada ao seu público.

Colete dados primários e secundários

Coletar dados primários são essenciais para fazer uma análise personalizada do seu público consumidor. Entre eles estão os resultados de pesquisas de mercado, questionários e entrevistas aplicados diretamente aos potenciais clientes.

Já os dados secundários incluem as informações públicas, relatórios de mercado e pesquisas já existentes no seu nicho. Eles são indispensáveis para analisar o contexto em que a empresa opera.

Avalie o tamanho do mercado

Para saber se o seu produto tem público interessado, é necessário avaliar o tamanho do mercado. Faça pesquisas para quantificar o número de clientes ou empresas dispostos a consumir o seu produto.

 Caso você queira saber o interesse do público por um produto que já oferta, é preciso analisar os dados da demanda atual, projetando a participação no mercado conforme estimativas do nicho. Uma das formas de se fazer isso é estudando as tendências de consumo, sazonalidade, comportamento do consumidor e ciclos de compra.  

Estude a concorrência

Saber quem é a sua concorrência ajuda a identificar eventuais lacunas no mercado, a diferenciar a sua oferta, e ajustar estratégias de valor para aumentar as chances de sucesso.

Identifique os concorrentes diretos e indiretos, analisando quais produtos oferecem, o seu posicionamento, participação no mercado atualmente e quais estratégias de marketing adotam.

Descubra a sua fatia de mercado

Use os dados coletados nos processos anteriores para descobrir qual é a sua fatia de mercado. Essa etapa requer projeções realistas, baseadas em estratégias de entrada, diferenciação e posicionamento.

Identifique oportunidades e ameaças

Analise quais são as tendências do mercado, como mudanças tecnológicas, comportamentais e regulatórias que podem impactar o seu produto. Com isso, você pode identificar oportunidades de mercado que podem sem exploradas pela startup e sair na frente da concorrência ou ameaças e se preparar para contorná-las.

Como analisar os dados do dimensionamento de mercado?

A execução do dimensionamento de mercado envolve um grande volume de dados. Para fazer uma análise precisa, é indicado estruturar esses dados, a fim de eliminar inconsistências.  

Utilize, ainda, ferramentas de visualização de dados, como software estatísticos e planilhas eletrônicas para a identificação de correlações, padrões e tendências nas informações coletadas. Agrupe as informações em gráficos, o que permite compreendê-los com maior facilidade.

A tecnologia é uma poderosa aliada, como os softwares de Business Intelligence (BI) vista que podem automatizar a sua análise e gerar insights ocultos nos dados, o que simplifica o acesso a previsões de tendências, por exemplo.

O dimensionamento de mercado é imprescindível para as startups que estão iniciando os seus negócios ou pretendem lançar um novo produto. Por meio de uma análise rigorosa, ele auxilia a moldar a solução a ser ofertada conforme a necessidade do público, melhora a alocação de recursos financeiros e potencializa o crescimento da empresa.

Quer acelerar a sua startup? Conheça a Oxigênio Aceleradora e descubra como ajudamos a tracionar o seu negócio!

Compartilhe!
Você também pode gostar

Economia compartilhada: como a tecnologia contribui

Publicado por Oxigênio Aceleradora em julho 23, 2024 | Atualizado em julho 5, 2024

Sócios: quanto mais, melhor?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em julho 11, 2024 | Atualizado em julho 5, 2024

Tipos de startup: qual é a sua?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em junho 28, 2024 | Atualizado em junho 10, 2024

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Sem categoria
Site criado por Stage.