Estratégia Oceano Azul: como encontrar nichos não explorados
A sabedoria popular diz que mar calmo não faz bom marinheiro, mas, quando se trata de mercados competitivos e disputa agressiva por clientes, buscar uma navegação tranquila é o melhor caminho para manter a longevidade da sua empresa. Essa é exatamente a proposta da Estratégia Oceano Azul.
Ela foi desenvolvida para orientar os empreendedores sobre como encontrar novos mercados, com menos concorrência e maior liberdade para precificação. Se você está enfrentando dificuldades em sua startup e quer uma nova perspectiva para desenvolver sua marca, continue a leitura e descubra como encontrar o seu oceano azul de oportunidades.
Sumário
Para que a estratégia Oceano Azul serve?
Usar a estratégia do Oceano Azul é uma ótima maneira de encontrar nichos com boas oportunidades de mercado e, assim, desenvolver uma startup com altas chances de crescer e rentabilizar. A seguir, explicamos um pouco mais sobre para que ela pode ser útil. Confira.
Ajuda a inovar
Ao aplicar a estratégia do Oceano Azul, você entende oportunidades para criar inovações disruptivas e que podem gerar alto potencial de lucro. Além disso, ajuda a criar produtos ou serviços que proporcionem um valor significativo e diferenciado para os clientes.
Essa abordagem também auxilia a ir mais a fundo na criação de valor aos clientes, desenvolvendo produtos que superam as características convencionais. Desse modo, torna-se factível apresentar soluções que vão de encontro às necessidades e desejos dos consumidores para oferecer algo único.
Reduz o número de concorrentes
Entrar em um mercado com inúmeros concorrentes tira o seu poder de se diferenciar e, consequentemente, reduz as margens de lucro da sua empresa. Por meio do Oceano Azul, é possível evitar a concorrência direta.
Isso porque ela permite criar um novo espaço de mercado, estabelecendo uma posição única frente aos demais competidores e, desse modo, evitando a batalha por participação de mercado.
Aumenta a lucratividade
Para ter recursos e investir na expansão da sua empresa, é preciso ter uma boa margem de lucro. Ao aplicar a estratégia do Oceano Azul, é possível alcançar esse benefício e garantir o crescimento sustentável da startup.
Ela permite cobrar preços mais altos por seus produtos ou serviços, resultando em margens de lucro mais altas. Isso ocorre porque os clientes estão dispostos a pagar um prêmio por algo que percebem como único e valioso.
Por que Oceano Azul?
A estratégia do Oceano Azul é um conceito desenvolvido pelos professores W. Chan Kim e Renée Mauborgne, apresentado em seu livro "Blue Ocean Strategy" ou “A Estratégia do Oceano Azul”.
Leva esse novo porque visa trazer uma nova visão as empresas que desejam inovar para abrir espaço no mercado e fugir da alta concorrência. Nesse sentido, oceano azul significa um mar aberto, cheio de oportunidades, ao contrário do oceano vermelho, no qual a competição é intensa.
Ou seja, investir na estratégia do Oceano Azul sugere a oportunidade de criar valor significativo, diferenciar-se da concorrência e estabelecer vantagens competitivas sustentáveis em mercados únicos e pouco explorados.
Como aplicar a estratégia Oceano Azul?
Entender quais são exatamente os mercados inexplorados que você pode considerar, exige uma análise detalhada da sua realidade. Siga a leitura e descubra como implementar a estratégia Oceano Azul no planejamento da empresa.
Analise seu cenário atual
Entender aspectos macros e micros do seu mercado é determinante para avaliar sua realidade e criar estratégias de mudanças. Nesse contexto, a análise de dados é muito importante para determinar quais as possibilidades para se manter no nicho ou migrar para outra atividade.
Existem vários dados que podem trazer informações decisivas para sua abordagem. Entre eles, o dimensionamento do mercado é um dos mais importantes. Afinal, quando o seu público é composto por milhões de pessoas e não centenas, por exemplo, fica mais fácil conquistar uma boa base de consumidores ativos. Além disso, também são importantes os dados sobre margem de lucro, recorrência de compras, fidelização e disponibilidade de fornecedores.
Identifique de fatores-chave de competição
Para avaliar os mercados possíveis de atuar, vale a pena listar os fatores-chave de competição. Eles determinam que tipo de empresa tem mais ou menos chance de sucesso em cada nicho.
Neste estudo, é possível realizar a análise SWOT, um estudo do perfil do cliente, verificação de preços, cadeia de valor, regulamentações e mudanças na demanda do público. Ao realizar tal avaliação, você consegue entender se sua startup está apta a competir com as concorrentes e se dispõe dos meios de se destacar.
Esse momento também ajuda a identificar oportunidades de inovação e diferenciação. Vale destacar que esse cuidado deve ser contínuo, tendo em vista o ritmo de transformação de todos os mercados e o surgimento de novas necessidades.
Conheça as possibilidades de diferenciação
A terceira dica para aplicar essa abordagem é entender quais são as possibilidades de diferenciação no seu mercado. Por exemplo, ao entender quem é o seu cliente e pesquisar o mercado, é possível observar oportunidades de se diferenciar.
Ao colocar em prática o conhecimento obtido por meio desse estudo, sua empresa consegue se destacar dos concorrentes e fugir da alta competição. Os investimentos constantes em inovação também é uma forma que pode ser explorada pelo seu negócio na hora de agregar valor ao cliente.
Amplie as fronteiras de mercado
Usar essa estratégia para ampliar as fronteiras de mercado e entender oportunidades é uma ótima ação. Para isso, é preciso investir em um estudo de mercado para entender segmentos que ainda não foram explorados.
Outra opção é expandir geograficamente, ou seja, observar cidades em que serviços ou produtos como os que a sua empresa oferece ainda não estão disponíveis no mercado. Essa é uma forma de fugir da competição e aproveitar as vantagens do Oceano Azul.
Também é possível investir na busca por inovações tecnológicas. Esse passo permite fazer a introdução de produtos ou serviços que não possuem concorrência direta, contribuindo assim para a criação de um espaço de mercado único e inexplorado.
Ao entender como aplicar a estratégia do Oceano Azul, a sua empresa tem grandes chances de se destacar e alcançar crescimento sustentável, dado o valor único que agrega aos clientes. Portanto, não deixe de aplicar os aprendizados que teve ao longo deste texto na hora de determinar o planejamento do negócio.
Quer saber como usar a criatividade em seu negócio? Então, confira o que é economia criativa e como aplicá-la!
