Ir para o conteúdo
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Fale Conosco
  • Site
  • Inscreva sua Startup
Oxigênio Aceleradora
Comunidade

Incubadora de startups e aceleradoras: como ajudam o empreendedorismo?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em março 1, 2022 | Atualizado em março 4, 2022
6 minutos para ler

Eficiência, estímulo e produtividade: hoje, vamos falar sobre um tema indispensável para o empreendedorismo brasileiro. Afinal de contas, você sabe qual é a diferença entre aceleradora e incubadora de startups? Caso não, sem problemas. O objetivo é diferenciar esses assuntos e demonstrar suas importâncias.

Para isso, reunimos as principais informações. Aqui, você descobrirá o que são as incubadoras, quais suas funções, como se diferenciam das aceleradoras, qual a importância de ambas as plataformas, como escolher a solução ideal para a sua startup e como nós podemos ajudar. Então, não perca tempo e acompanhe!

Sumário

  • O que é uma incubadora de startups?
  • Quais as funções de uma incubadora de startups?
  • Qual a diferença entre incubadoras e aceleradoras?
  • Qual a importância delas?
  • Como escolher o modelo certo para a empresa?
  • Por que a Oxigênio Aceleradora é a escolha certa?

O que é uma incubadora de startups?

Como sugere o nome, o objetivo é nutrir um projeto em desenvolvimento, oferecendo as ferramentas e as facilitações necessárias para um crescimento sustentável. Geralmente, essas organizações recrutam startups com propostas sustentáveis que podem solucionar demandas importantes na sociedade.

Na maioria das vezes, o processo seletivo para incubação não considera o potencial de crescimento explosivo e/ou faturamento, mas o impacto social e/ou ambiental que ele pode promover por meio de sua solução. Não por acaso, as incubadoras costumam existir e recrutar paralelamente a diretrizes do Estado.

Por exemplo, imagine que um município tenha uma demanda muito específica em tratamento de água e saneamento urbano. Então, algumas mentes jovens criativas elaboram soluções para o dilema e instrumentalizam por meio de uma pequena startup.

No entanto, dilemas que envolvem ecologia, infraestrutura e Estado geralmente exigem uma série de competências que vão muito além da criatividade, da programação, da engenharia e da necessidade de recursos materiais e financeiros.

É aqui que entram as incubadoras, que podem ser privadas ou até mesmo organizações públicas de municípios e estados que incentivam a inovação. Elas identificam os projetos promissores e oferecem apoio jurídico, contábil, financeiro e estratégico para a materialização da ideia.

Quais as funções de uma incubadora de startups?

O nome é perfeito para esse tipo de organização. Assim como uma incubadora clínica, a empresarial é uma infraestrutura que tem o objetivo de nutrir e proteger, promovendo um ambiente de ideias, estratégias, contatos e recursos que colaborem para o sucesso da startup.

De certa forma, as incubadoras apresentam um perfil muito semelhante ao de consultorias tradicionais. Essas estruturas são compostas por profissionais com ampla experiência e trânsito na esfera pública e privada. No fim das contas, o know-how, o networking e a orientação são as maiores virtudes de uma boa incubadora.

Qual a diferença entre incubadoras e aceleradoras?

Como sugere o nome, as aceleradoras são estruturas de catalisação de negócios. Diferentemente das incubadoras, o objetivo é identificar projetos comercialmente promissores e oferecer a eles o combustível e a orientação necessária para romperem as barreiras iniciais em direção à escala.

Além de oferecer orientação e aconselhamento estratégico, uma boa aceleradora de negócios injeta recursos no caixa da startup, direcionando esses estímulos para finalidades práticas e objetivas, como o investimento em marketing, publicidade, brand awareness, aquisição de tecnologias, desenvolvimentos e por aí adiante.

O foco é encontrar projetos com muito potencial, mas que ainda não receberam o estímulo necessário para alcançar a visibilidade e o reconhecimento de mercado. De certa forma, as aceleradoras são muito receptivas ao risco e, por conta disso, estão mais próximas das boas oportunidades.

Qual a importância delas?

Tanto as incubadoras como as aceleradoras são estruturas fundamentais para o empreendedorismo brasileiro. Como já se vê nos mercados americano, asiático e europeu, é muito importante canalizar os recursos para as mãos e mentes certas, pois esse é o ciclo básico de fomento à inovação e à geração de valor.

Sem esses mecanismos, há uma barreira para a consolidação, fazendo com que apenas empreendedores com um bom patrimônio pessoal consigam acelerar sua visibilidade e tração no mercado. E, como todos sabemos, a criatividade está igualmente distribuída em toda a sociedade e não apenas entre os mais abastados.

Por isso, é tão importante a criação de estruturas de mentoria e estímulo. Esses mecanismos são cruciais para uma sociedade orientada à inovação e à tecnologia e, no fim das contas, todos ganham, os criativos, os mentores, os investidores e os consumidores.

Como escolher o modelo certo para a empresa?

Aceleradora ou incubadora: eis a questão. Essa decisão depende do estilo da sua startup. De modo geral, aquelas iniciativas mais voltadas ao mercado e aos consumidores, tanto o comum quanto o empresarial, se encaixam melhor nas propostas das aceleradoras.

Afinal, esse é o tipo de plataforma especializada na aceleração de negócios que querem alcançar a expansão e a consolidação no cenário empresarial. Por outro lado, pode ser que a sua startup deseje resolver um dilema sério da sociedade e não seja tão orientada à geração de recursos e à lucratividade.

Nesse caso, você também está de frente a uma série de desafios das esferas legislativa, pública e privada. Sendo assim, as incubadoras podem ser a melhor pedida, justamente por oferecerem o apoio necessário durante a maturação da sua organização.

Por que a Oxigênio Aceleradora é a escolha certa?

Caso ainda não saiba, a Oxigênio Aceleradora é uma das principais empresas do ramo no Brasil. Até 2021, realizamos 11 ciclos de captação, absorvendo startups que podem se tornar os futuros unicórnios da economia nacional, e você pode conferir essas iniciativas em nosso portfólio.

A cada ciclo, recebemos mais de mil inscrições de diferentes projetos. De todas esses, selecionamos algo entre os 5 e 8 melhores e nos dedicamos a oferecer tudo de que elas precisam para chegar ao próximo nível, com fôlego, estratégia e competitividade. Por isso, o nome — Oxigênio Aceleradora.

Com uma legião de mentores renomados, contamos com um dos times mais estrelados do empreendedorismo e da inovação brasileira. Entre fintechs, healthtech e afins, participamos da aceleração e do sucesso de dezenas de marcas consolidadas no mercado.

Agora que você tem uma noção completa sobre o que são as incubadoras de startups, aproveite para acelerar a sua ideia com quem mais entende do assunto. Para isso, basta acessar nossa página e entrar em contato agora mesmo. Estamos no aguardo para tirar todas as suas dúvidas e trabalharmos juntos!

Compartilhe!
Você também pode gostar

Economia compartilhada: como a tecnologia contribui

Publicado por Oxigênio Aceleradora em julho 23, 2024 | Atualizado em julho 5, 2024

Sócios: quanto mais, melhor?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em julho 11, 2024 | Atualizado em julho 5, 2024

Tipos de startup: qual é a sua?

Publicado por Oxigênio Aceleradora em junho 28, 2024 | Atualizado em junho 10, 2024

Deixe um comentário Cancelar resposta

Categorias

  • Cases de Sucesso
  • Comunidade
  • Dicas
  • Inovação e Tecnologia
  • Sem categoria
Site criado por Stage.