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Projetos em Data Analytics: 5 exemplos bem-sucedidos

Publicado por Oxigênio Aceleradora em junho 13, 2024 | Atualizado em junho 13, 2024
6 minutos para ler

O Data Analytics é um processo baseado em técnicas e ferramentas para coleta, armazenamento, organização e análise de um grande volume de dados. O seu uso é especialmente útil para uma tomada de decisão baseada em dados.

Na prática, ele contempla a análise de um conjunto de dados visando encontrar padrões e indiquem oportunidades para a empresa. 

No cenário tecnológico atual, a análise de dados tornou-se uma ferramenta indispensável para o sucesso de empresas em diferentes segmentos de mercado. A capacidade de transformar grandes volumes de dados em insights acionáveis permite que as organizações tomem decisões mais inteligentes, otimizando suas operações e melhorando a experiência do cliente.

Neste artigo, destacamos cinco exemplos de projetos de Data Analytics bem-sucedidos em diferentes áreas, com destaque para empresas que usam essa ferramenta em suas rotinas. Acompanhe! 

Sumário

  • 1. Recomendação personalizada — streamings
  • 2. Detecção de fraudes — setor financeiro
  • 3. Manutenção preditiva — área industrial
  • 4. Análise de sentimentos — redes sociais
  • 5. Personalização de experiência — e-commerce

1. Recomendação personalizada — streamings

A Netflix é um dos maiores exemplos de sucesso na aplicação de Data Analytics para recomendação personalizada. A empresa utiliza um sistema complexo que considera diversos fatores para recomendar filmes e séries aos seus usuários.

A partir do histórico de visualizações, avaliações, gênero, ano de lançamento, atores, dispositivos utilizados e localização, a empresa cria um perfil de preferências para cada usuário, utilizando algoritmos de machine learning para recomendar conteúdos que sejam relevantes e interessantes para cada um.

Além da Netflix, outra empresa que se destaca neste cenário é o Spotify, que se baseia nas playlists, artistas favoritos, gêneros musicais e histórico de reprodução área recomendar músicas. 

Outras empresas de streaming e de conteúdo como a Amazon Prime Video, YouTube e Deezer aplicam Data Analytics em seus processos, visando oferecer ao cliente a melhor experiência durante a utilização das suas plataformas.

A recomendação personalizada é um bom exemplos de como o Data Analytics pode ser usado como estratégia para aumentar o engajamento e melhorar a experiência do cliente. 

2. Detecção de fraudes — setor financeiro

O setor financeiro é um dos alvos mais frequentes de fraudes e tentativas de ataque de cibercriminosos, com ações que podem resultar em perdas significativas para as empresas e os consumidores.

Investir em soluções para detecção de fraudes torna-se uma prática importante tanto para instituições financeiras quanto para os seus clientes. Neste contexto, o Data Analytics tem se tornado uma ótima solução na composição de estratégias.

No Brasil, o Nubank é um exemplo de sucesso no uso de Data Analytics para a detecção de fraudes. A empresa utiliza a análise de dados para detectar fraudes em tempo real, monitorando transações e identificando padrões de comportamento anormais dos usuários.

O PagSeguro é outro exemplo de organização do setor financeiro que usa a tecnologia como mecanismo de prevenção de fraudes em transações online, analisando dados como endereço IP, tipo de dispositivo e histórico de compras.

3. Manutenção preditiva — área industrial

A área industrial utiliza o Data Analytics para a formação de suas ações de manutenção preditiva. Por meio da análise de dados coletados de máquinas e equipamentos industriais é possível prever falhas antes que elas ocorram.

Essa prática é útil a medida que permite que as empresas evitem paradas não planejadas que podem comprometer prazos de entrega, trazendo uma série de prejuízos operacionais e financeiros.

A americana GE Aviation, fornecedores de motores aeronáuticos, é um exemplo de empresa que utiliza análise de dados para prever falhas em motores de avião, monitorando sensores e identificando padrões que indicam possíveis problemas.

Outra empresa que tem obtido excelentes resultados na prevenção de falhas em máquinas industriais é a Siemens. A organização utiliza machine learning para monitorar vibrações, temperatura e outros indicadores de desgaste em suas máquinas.

Não podemos deixar de citar a Petrobrás, empresa brasileira de petróleo e gás que usa o Data Analytics para prever falhas em suas plataformas de produção. Por meio do sistema utilizado é possível monitorar dados de pressão do óleo e gás nos poços de petróleo, temperatura e níveis de vibração dos equipamentos nas plataformas. Ao analisar esses dados, os técnicos conseguem identificar problemas em potencial e realizar a manutenção preventiva antes que as falhas causem interrupções no processo de produção.

4. Análise de sentimentos — redes sociais

A análise de sentimentos é uma ferramenta poderosa no monitoramento da opinião pública e identificação de tendências sobre o comportamento dos consumidores. O Data Analytics consegue analisar o tom e o sentimento de textos em redes sociais, blogs e outros fóruns online. 

Em termos práticos, as empresas podem usar essas informações para melhorar o atendimento ao cliente e resolver problemas de forma mais rápida e eficiente.

Encontramos exemplos de cases em redes sociais como o Twitter e Facebook. No Twitter, a análise de dados é utilizada para monitorar a opinião pública sobre eventos e marcas, analisando tweets e identificando sentimentos como positivo, negativo ou neutro.

No caso do Facebook, o machine learning é aplicado como estratégia para identificação e remoção de conteúdo com discursos de ódio e violência. Existem diferentes formas de usar o Data Analytics para análise de sentimentos e identificação de tendências, as empresas podem adaptar essa solução conforme as suas necessidades. 

5. Personalização de experiência — e-commerce

As estratégias de personalização da experiência usam o Data Analytics para oferecer aos clientes do e-commerce uma experiência personalizada.

Essa prática pode estar associada a recomendação de produtos nos quais o cliente possa ter interesse, com base em seu histórico de compras e navegação, oferta descontos e promoções personalizadas e criação de campanhas de marketing direcionadas para públicos específicos.

A gigante do e-commerce, Amazon, usa o Data Analytics para recomendar produtos aos seus usuários, com base em seu histórico de compras, produtos visualizados e outros fatores.

Sem dúvidas, a implementação dessas soluções do contexto dos e-commerces pode garantir um diferencial competitivo, além de contribuir para a fidelização dos clientes. 

Como você pode ver, a análise de dados oferece informações valiosas sobre o comportamento dos clientes, operações e mercado, contribuindo para um processo de tomada de decisões mais inteligente e estratégico. 

Somado a isso, a experiência do cliente é otimizada, gargalos e oportunidades são identificados e tendências e comportamentos podem ser previstos. 

A implementação de projetos de Data Analytics proporciona uma vantagem competitiva relevante no mercado, impulsionando o crescimento e o sucesso das empresas em diferentes segmentos de mercado. 

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